Mitos

O uso de computadores, em excesso, ‘gasta a vista’

MITO

Não há, até o momento, nenhum estudo que comprove este mito.

Há uma técnica ou exercício de Yoga que eliminia a necessidade de óculos para perto

MITO

O uso de óculos para perto após os 38-40 anos é um processo normal de envelhecimento do cristalino chamado presbiopia. O cristalino move-se passivamente através dos músculos que o cercam. Exercitar estes músculos não têm qualquer efeito sobre o endurecimento e opacificação do mesmo.

Suco de limão como colírio

MITO

Este é um mito muito perigoso. Além de não agir contra qualquer tipo de infecção conhecida, causa irritação aos tecidos oculares, dor e mais hiperemia (vermelhidão), causando uma ceratoconjuntivite actínica se os olhos forem, logo após, expostos à luz solar. Acho que uma limonada fará mais efeito, além de ser mais saborosa e refrescante…

Exercícios de Ortóptica

MITO

Muitos médicos desonestos indicam “exercícios de fisioterapia ocular” para estrabismos, insuficiência de

convergência, entre outros. Pura cascata para faturar sobre os incautos. Sempre que lhe indicarem tais

exercícios saiba que está sendo tratado como um idiota.

Água Boricada e Conjuntivite 

MITO

As apresentações comercializadas em farmácias não são  estéreis e também não  isotônicas, irritando mais do que acalmando um processo inflamatório.  Além disso remove a lágrima que contém substâncias que auxiliam a vencer processos infecciosos, sendo um excelente lubrificante natural. Como não possuem um bico dosador, geralmente são  colocadas diretamente sobre os olhos através de um algodão úmido e premido entre dedos, menos ainda, estéreis. Após a sua secagem mantém uma concentração muito elevada do seu principal componente, o Borato de Sódio, causando irritação ou mesmo alergia na pele em torno dos olhos.

Evite o seu uso. É Mito. (saiba mais sobre isto clicando aqui)

Soro Fisiológico

MITO

As mesmas considerações feitas à Água Boricada, exceto quanto a sua isotonicidade.

Evite o uso diretamente nos olhos. No máximo  pode ser utilizado em compressas geladas sobre as pálpebras  devido ao seu efeito levemente anti-inflamatório, não pelo soro em si, mas pelo frio.(saiba mais sobre isto clicando aqui)

Não Usar Óculos Faz Com Que o Grau Aumente – Usar Constantemente Fará Com Que Ele Diminua

MITO

Seria o mesmo que dizer que usar ou não muletas causaria um aumento ou uma diminuição em uma perna amputada. A única exceção é para crianças com estrabismo e/ou ambliopia, não com o objetivo de deter ou diminuir o grau a ser usado, mas para promover o desenvolvimento do olho amblíope(preguiçoso), ou corrigir o estrabismo.  Quando mais idade tiver a criança, menos efeito obteremos na recuperação do olho amblíope.

O Uso dos Óculos Fará Com Que o Grau Aumente

MITO

O grau diminuirá ou aumentará independentemente do uso ou não dos óculos. Esta ilusão é causada principalmente por aqueles com mais de 40 anos e portadores de presbiopia (‘vista cansada’). Por verem seus graus aumentarem ano a ano, mesmo usando os óculos, acham que o seu uso é o causador da sua dependência, o que evidentemente é um erro.

Me disseream que existe um exercício para os olhos que faz o grau diminuir

MITO

A necessidade de óculos é produzida por erros nas lentes dos olhos (córnea, a principal e pelo cristalino, responsável pelo nosso foco automático) e/ou por erros no comprimento do olho. Exercício algum é capaz de mudar tais condições.