Exemplos de Perímetro

 

  A T E N Ç Ã O

  NÃO SEJA UM PACIENTE PING-PONG

Alguns médicos desonestos, a fim de fugir da imposição de alguns convênios igualmente desonestos por imporem um limite de exames gerados pelo próprio médico atendente, usam o artifício de encaminhar pacientes para outros médicos da mesma região ou para outros bairros, inclusive solicitando exames desnecessários para, no fim do mês  compartilharem os lucros.  Os  auditores passivamente engolem este engodo prejudicando aqueles que agem corretamente.  Sendo assim, máxima atenção ao serem encaminhados para outros médicos ou clinicas a fim de fazer exames. Você pode estar sendo usado de modo desonesto como moeda e não como pessoa.

___________________________

Muitos são os equipamentos que pretendem realizar o campo visual ou perimetria, mas poucos são os confiáveis.  E como saber se o exame  de campo visual foi realizado em um aparelho confiável?

Existem apenas dois equipamentos para campo visual realmente confiáveis:  o Humphrey, da Carl Zeiss e o Octopus, da Haag Streit.  Bom, e por que?  Por que são utilizados em 70% e 30%, respectivamente, das pesquisas médicas sobre glaucoma e patologias neurológicas. Muito raramente são utilizados outros equipamentos estrangeiros, mas NUNCA um nacional.

Como saber se isto é verdade? Basta digitar os verbetes ‘glaucoma‘, ou ‘hemianopsia‘, ou ainda, ‘mácula e cloroquina‘ e abrir qualquer trabalho científico publicado pelos sites ‘scielo‘, ou Pubmed. Estes sites dedicam-se somente a trabalhos científicos revisados. É uma livraria eletrônica online. Experimente. Você não achará nenhum trabalho publicado sem que tenham sido usados os equipamentos citados acima.

Bem, e como você saberá se realizou um exame confiável ou um mero genérico nacional ou chinês? Através do relatório emitido pelo aparelho utilizado e que deve ser entregue a você junto com um laudo médico. Veja as imagens abaixo:

Campo Visual Alemão da Carl Zeiss

RelatorioHumphrey0003 Campo Visual Humphrey Verdadeiro
Este é um relatório  padrão emitido por um campímetro da Carl Zeiss, o fabricante do Humphrey. Geralmente você encontra na base direita do relatório e abaixo das duas linhas horizontais as palavras ‘Carl Zeiss Meditec e o nome do modelo do aparelho, geralmente iniciado pelas letras maiúsculas HFA (Humphrey Field Analyzer).

Campo Visual Nacional

Pclab
Imitação

Fica óbvia a tentativa indisfarçada de enganar ao observador desatento, fazendo-o pensar que se trata do mesmo aparelho que emitiu o primeiro laudo acima, mas não passa de uma cópia tosca e sem qualquer comprovação da sua especificidade ou sensibilidade, através de trabalhos científicos publicados e revisados, sejam eles nacionais ou estrangeiros.

O paciente é, de certa forma, ludibriado, pois imagina estar realizando e pagando direta ou indiretamente um exame válido, quando trata-se somente de um embuste.

Não há, como se pode ver, as duas linhas no rodapé com as iniciais HFA, como ocorre no campo visual verdadeiro.

Nenhum deles é utilizado em pesquisa médica sobre glaucoma ou doenças neurológicas, provavelmente pela falta de confiabilidade e fidelidade nos resultados que oferecem.        

Abaixo vemos alguns exemplos de laudos de perímetros nacionais genéricos:

Todos possuem um única característica: copiar o formato dos perímetros da Haag Streit(relatório  colorido) e da Carl Zeiss(relatório preto e branco), porém  nenhum deles é utilizado em pesquisa médica sobre glaucoma ou doenças neurológicas, provavelmente pela falta de confiabilidade e fidelidade nos resultados que oferecem.

ABAIXO, EXEMPLO DE  PERÍMETROS NACIONAIS ou IMPORTADOS GENÉRICOS.   SEM COMPROVAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE SUA CONFIABILIDADE

EyeTec_03 EyeTec_05 Pclab EyeTec_01CV_SynemedKowa

 

 Perímetro Kowa (totalmente ultrapassado)

 

 

 

************************
Perímetros Utilizados em Pesquisas e Considerados como ‘Padrão’

Screenshot_2016-05-10-22-45-20
Campo Visual Octopus Verdadeiro
RelatorioHumphrey0003
Campo Visual Humphrey Verdadeiro  (o mais utilizado em pesquisas médicas em todo o mundo)

saiba mais sobre glaucoma aqui

*** Não compartilhamos ganhos com os médicos que nos encaminham pacientes, portanto, você pode ter absoluta certeza que não estará  sendo usado como moeda de troca ***