MITOS

CATARATA É UMA URGÊNCIA ???

Raramente há indicação de urgência para a realização de uma cirurgia de catarata. A urgência, muitas vezes, é o do oftalmologista, pois precisa trocar de carro.

CATARATA CEGA ?

Em geral a pessoa portadora de catarata tem uma visão reduzida. Mesmo que esta redução se limite à visão de vultos é possível uma total recuperação após uma cirurgia de 10 minutos. Portanto, tal informação vinda de um oftalmologista, visa, somente aterrorizar o paciente para que ele logo opere evitando que ele se opere com um outro profissional. É, portanto, uma conduta antiética.

Limão como colírio

MITO

Este é um mito muito perigoso. Além de não agir contra qualquer tipo de infecção conhecida, causa irritação aos tecidos oculares, dor e mais hiperemia (vermelhidão) causando uma ceratoconjuntivite actínica se os olhos forem, logo após, expostos à luz solar. Acho que um limonada fará mais efeito, além de ser mais saborosa e refrescante…

Água de Rosa à Luz da Lua

MITO

Além de não haver qualquer ação sobre os olhos, aumenta o risco de contaminação devido aos materiais usados. Está um pouco fora de moda, mas que tal colocar a rosa no cabelo?

Água Boricada

Mito

A apresentações comercializadas em farmácias não é estéril e não é isotônica, irritando mais do que acalmando um processo inflamatório.  Além disso remove a lágrima contendo substâncias naturais que auxiliam a vencer processos infecciosos, sendo um excelente lubrificante natural. Como não possui um bico dosador no frasco, geralmente é colocada diretamente sobre os olhos ou,  o que é pior, administrada através de um algodão úmido e premido entre dedos menos ainda estéreis. Após a sua secagem mantém uma concentração muito elevada do seu sal componente, o Ácido Bórico, sobre a pele causando irritação ou mesmo alergia  em torno dos olhos.

Evite o seu uso. É Mito. (saiba mais sobre isto clicando aqui)

Soro Fisiológico

MITO

As mesmas considerações feita à Água Boricada, exceto quanto a sua isotonicidade.

Evite o uso diretamente nos olhos. No máximo  pode ser utilizado em compressas geladas sobre os olhos devido ao seu efeito levemente anti-inflamatório, não pelo soro em si, mas pelo frio.(saiba mais sobre isto clicando aqui)

Não Usar Óculos Faz Com Que o Grau Aumente – Usar Constantemente Faria a Diminuição

MITO

Seria o mesmo que dizer que usar ou não muletas causaria um aumento ou uma diminuição em uma perna amputada. A única exceção é para crianças com estrabismo e/ou ambliopia, não com o objetivo de deter o diminuir o grau a ser usado, mas para promover o desenvolvimento do olho amblíope(preguiçoso). Quanto mais idade tiver a criança, menos efeito obteremos na recuperação do olho amblíope.

O Uso dos Óculos Fará Com Que o Grau Aumente

MITO

O grau diminuirá ou aumentará independentemente do uso ou não dos óculos.

O Uso de Alguns Tipos de Colírios Impedem a Evolução da Catarata

MITO

Não há nenhum estudo sério provando isto.

                                      A T E N Ç Ã O

  NÃO SEJA UM PACIENTE PING-PONG

Alguns planos de saúde impõem um limite para exames solicitados pelo próprio médico.  A fim de fugir a esta imposição descabida,  alguns médicos  desonestos encaminham pacientes para outros colegas  ou outras clínicas, solicitando exames, geralmente desnecessários,  para fugir desta ridícula e ineficaz atitude desses planos. Ao receberem os valores dos planos, compartilham entre si os ganhos, burlando a estúpida  imposição dos mesmos.   Os  auditores passivamente engolem este engodo prejudicando aqueles que agem corretamente.  Sendo assim, máxima atenção ao serem encaminhados para outro médico a fim de fazer exames. Você pode estar sendo usado de modo desonesto como moeda e não como pessoa.

*** Não compartilhamos ganhos com os médicos que nos encaminham pacientes, portanto, você pode ter absoluta certeza que não estará  sendo usado como moeda de troca ***

*

* NÃO  INDICAMOS ÓTICAS, POIS É UM COMPORTAMENTO ANTIÉTICO E DEGRADANTE PARA UM MÉDICO, COM UM MINIMO DE HONRADEZ,  RECEBER PROPINAS DE ÓTICAS  OU POSSUIR UMA EM NOME DO CÔNJUGE OU DE “LARANJAS” *